Novidades

Novidades

Será que o momento é mesmo ideal para a compra de imóveis?

- Novidades

Em período de pandemia, causado pelo novo coronavírus em todo o País, muitos brasileiros ainda se perguntam: devo investir em um imóvel agora? O momento é mesmo oportuno? 


A resposta é sim. O Brasil está passando por uma situação inédita, devido ao novo coronavírus (Covid-19) e, mesmo durante o período de pandemia, especialistas alertam que o momento é oportuno para a compra de imóveis, seja para quem busca rentabilidade e menor risco ou para quem procura o primeiro imóvel. Nos últimos meses, desde o início da pandemia no Brasil, em março deste ano, o setor da construção civil se manteve ativo e movimenta uma fase de retomada, ou seja, a demanda por imóveis continua em alta.



Dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) informam que na última década os imóveis tiveram uma valorização média de 9,4% ao ano, o que representa um rendimento 44% maior que o gerado pela poupança. A entidade revela ainda que, considerando valorização e renda do aluguel, quem investiu em um imóvel nos últimos 10 anos, teve um ganho de 15,3% ao ano, em média.

Neste cenário, com os juros reduzidos a um patamar nunca visto, a melhor alternativa acaba sendo os investimentos imobiliários, como uma opção conservadora e rentável. As projeções de mercado indicam que a taxa básica de juros - que atingiu 3% ao ano na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) - deverá continuar em queda.

As taxas estão caindo cada vez mais e isso traz consequências claras para quem é investidor: as aplicações como poupança, CDB-DI, LCIs, LCAs, Fundos DI, Tesouro Selic e tantas outras estão com baixo rendimento. Além disso, as taxas de financiamento de imóveis, hoje, são as mais baixas da história e impulsionam o mercado imobiliário, tornando a rentabilidade da locação uma das mais atrativas, com boas perspectivas de ganho acima das aplicações financeiras. Os imóveis são ativos om tendência de valorização acima da inflação para os próximos anos e em momentos de crise são uma opção segura de investimento. Com uma pandemia de saúde global como a que estamos vivenciando, há a expectativa de inflação baixa, tendo em vista a diminuição no consumo. Temos também a necessidade de uma política econômica expansionista, que fará com que o patamar dos juros brasileiros permaneça baixo por mais tempo.

Cuidados na hora da compra que necessitam atenção

No entanto, quando se fala em investimentos imobiliários é preciso ficar atento. Além da tendência de mercado, há outros fatores específicos na hora da compra. Entre eles, a estrutura do imóvel, a localização, o valor e a solidez da construtora escolhida. Por isso, algumas dicas de especialistas são importantes neste momento.

Quando se compra um imóvel, seja ele para morar ou alugar, é importante buscar empreendimentos com valor agregado, ou seja, modernos, tanto na estrutura interna como nas opções de lazer e segurança.

O preço é outro fator decisivo na hora da compra. Normalmente, o valor de empreendimentos modernos é mais competitivo quando comprados na planta em período de lançamento, sendo possível conseguir descontos mai expressivos.

E por fim, a solidez da construtora é um dos fatores mais importantes neste momento, com atenção à força da marca no mercado da construção. Compará-la com outros players do setor, visitar sua estrutura física e conhecer de perto o corretor de vendas, levará a diminuir o risco envolvido na aquisição do imóvel. 

Fonte: G1 Globo

Receba Novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades da Elmo Engenharia e Incorporações